​"Quando o aluno é aceite e respeitado independente das suas limitações, ele passa a ter mais tranquilidade e segurança para pedir ajuda e cometer erros, ocorrendo a aprendizagem. "

Psicologia Educacional e Clínica

A psicologia educacional é um ramo de especialização da psicologia, que se dedica às questões da educação e do processo de ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo avaliar, diagnosticar diferentes tipos de dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades educativas especiais, concebendo e utilizando estratégias de intervenção psicopedagógica para estimular, desenvolver e/ou reforçar competências.

 

        O Centro Be For You trabalha em paralelo com as famílias e com todos os técnicos intervenientes no desenvolvimento da criança, promovendo uma abordagem integrada e sistémica da criança e da sua problemática.

     

     A intervenção começa com a avaliação e posterior acompanhamento psicopedagógico individual, que pode incidir tanto no desenvolvimento e treino de competências académicas como da intervenção nas causas que possam estar relacionadas com o insucesso, a motivação, a autonomia e a autoconfiança da criança.

 

As principais áreas de intervenção da Psicologia Educacional são:

 

  • Dificuldades de aprendizagem e problemáticas condicionantes da aprendizagem escolar (défices cognitivos; dislexia; disortografia; disgrafia; discalculia; hiperatividade e défice de atenção, entre outros);

  • Promoção e desenvolvimento do potencial cognitivo (atenção/concentração; persistência na tarefa; velocidade de trabalho; memória; perceção; raciocínio; linguagem);

  • Promoção e desenvolvimento de competências pré-escolares;

  • Promoção de hábitos e métodos de estudo;

  • Promoção de competências socio emocionais e comportamentais (motivação; autoestima; controlo comportamental; comportamentos agressivos com os pares – Bullying; comportamentos de oposição, de desafio e agressividade);

  • Orientação vocacional (escolar e profissional).

Terapia da Fala

 Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados, incluindo todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não verbal.

 

Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento da deglutição.

 

Esta especialidade destina-se a indivíduos de todas as idades, desde a neonatologia à geriatria.

Orientação Escolar e Vocacional

Destina-se a todos os jovens que precisam de tomar decisões escolares/profissionais. Essas tomadas de decisão acontecem especialmente no 9ºano (na escolha da área a prosseguir ou de cursos profissionais/vocacionais) e no 12º ano (na opção de um curso superior ou saídas profissionais).